Blog

conteúdo gratuito pra você! :)

Categorias: Comece por aqui

Mas, afinal, o que é Montessori?

 

Maria Montessori foi  uma médica italiana, uma cientista que dedicou mais de 50 anos da sua vida a estudar a desenvolvimento natural do ser humano do nascimento ao início da vida adulta. A partir da observação científica, ela buscou criar condições para que a criança desenvolvesse plenamente o seu potencial; uma ajuda à vida.

Hoje sabemos que a Neurociência e a psicologia cognitiva confirmam os princípios gerais que sustentam o método criado por Montessori há mais de cem anos.

Mas, afinal, o que é Montessori?

Essa é uma das perguntas que mais tenho ouvido nos últimos anos e devo confessar: uma das mais difíceis de responder.

Sim, difícil. Porque a abordagem educacional Montessori é tão rica e completa, que permite várias leituras, sob os mais diferentes aspectos.

Por isso,  acredito que a resposta mais correta para a pergunta deste post dependa do momento em que a pessoa se encontra em sua jornada montessori. Quer ver? Vem comigo!

Se você me fizesse essa pergunta há doze anos, quando eu era uma jovem designer de interiores que tinha acabado de conhecer o método, eu diria:

“Montessori é um estilo de criação de  ambientes para crianças, onde tudo está acessível, na altura delas, a fim de incentivar a autonomia e apoiar o desenvolvimento dos pequenos.”

Se você me fizesse essa pergunta há oito anos, quando eu era uma gestante à espera da sua primeira filha, eu te diria:

“Montessori é muito mais do que um estilo de criação de ambientes para crianças, é sobre criar crianças autoconfiantes em ambientes preparados, que estimulem a sua independência, utilizando  materiais e brinquedos que ofereçam estímulos adequados à fase em que ela se encontra.”

Se você me fizesse essa pergunta há seis anos atrás, à jovem mãe de primeira viagem, que tinha uma filha em uma escola montessoriana, que preparou toda a casa e passou a vivenciar o método na prática com ela, eu te diria:

“Montessori é muito mais do que um jeito de criar ambientes acessíveis e oferecer materiais adequados que estimulem a criança na medida certa. É um estilo de educação capaz de remover obstáculos e dar liberdade aos pequenos para eles tenham a chance de explorar o mundo e de desenvolver o seu pleno potencial.”

Se você me fizesse essa pergunta há quatro anos, à  mãe de uma criança de dois anos apaixonada pelo método, que teve que se mudar repentinamente para uma cidade que não tinha escola montessoriana, e começou a vivenciar Montessori em casa sozinha (sem qualquer rede de apoio), eu te diria:

“Montessori é uma filosofia educacional que nos ensina a ver a criança como um ser pleno e capaz. É reconhecer naquele serzinho em formação todo o potencial do mundo pronto para ser desenvolvido. É ajudá-lo a conhecer o mundo, se encantar pela vida e viver com alegria cada conquista diária da sua jornada. “

Se você me fizesse essa pergunta há dois anos, à mãe de duas crianças, uma de quase cinco anos, e outra às vésperas de completar um aninho, vivendo uma desafiadora e intensa fase de disputa por atenção, ciúmes e birras, eu te diria:

Montessori é muito mais do que um estilo de decoração, materiais ou um estilo de educação, é aprender a desenvolver um novo olhar para os pequenos, entendendo as suas necessidades e, assim, escolher buscar um jeito respeitoso e encorajador de viver e paz com as crianças.

Se você me fizesse essa pergunta há um ano, à educadora montessoriana formada pela Associação Montessori Internacional, que decidiu criar um curso para ajudar famílias a viver Montessori em casa,  com leveza e praticidade, eu te diria:

“Montessori é uma abordagem educacional completa desde o nascimento, criada para ajudar as crianças a desenvolverem o seu pleno potencial e se tornarem indivíduos verdadeiramente independentes, capazes, seguros e felizes. “

Se você me fizesse essa pergunta hoje, como educadora montessoriana, mãe de duas pequenas, que já realizou diversos cursos,  orientou dezenas de famílias em suas jornadas e segue aprendendo todos os dias, eu te diria:

Montessori é uma filosofia educacional completa, capaz de transformar a relação entre adultos e crianças.

Montessori é uma escolha.

É sobre ajudar adultos a se tornarem pessoas mais conscientes e, assim, se prepararem para guiar a formação de um outro ser humano de forma plena pela vida.

É sobre ajudar a formar seres humanos melhores para o mundo. Eu, você e os nossos filhos.

É sobre escolher educar com base no encorajamento, criando indivíduos autoconfiantes, independentes, criativos e felizes, que se tornarão adultos capazes de voar com as próprias asas pela vida.

É sobre escolher educar com base no respeito mútuo.

É sobre ter esperança em futuro melhor para a humanidade e escolher criar para o mundo filhos capazes de transformar o lugar em que vivem em um lugar mais harmonioso e pacífico, um lugar bom de se viver.

Fez sentido para você?

Se você se interessou pelo Método e deseja se conhecer mais sobre o assunto, o curso Descobrindo Montessori- Uma introdução ao método pode te ajudar. Aproveite a oportunidade pois ele está com preço promocional de lançamento do site, com 33% de desconto.

Se já conhece o método e deseja aprender um passo a passo prático sobre como aplicar o Método Montessori em casa, o curso Montessori em Casa: do Quarto à Família Preparada é o que você precisa.

E agora me conte: o que é Montessori para você?

Um grande beijo!

Pri Guerreiro

 

Deixe seu comentário