Blog

conteúdo gratuito pra você! :)

Categorias: Posts mais amados

Como celebrar a Páscoa com as crianças de um jeito Montessori? (Parte 2- Brincadeiras e atividades)

No post de hoje, a segunda parte do post ” Como celebrar a Páscoa com as crianças de um jeito Montessori?“, trago ideias de atividades simples que vocês podem fazer com as crianças em casa.

Para além da abordagem religiosa (uma escolha de cada família), podemos criar momentos lúdicos,  tradições familiares e memórias afetivas que durarão por toda a vida.

Na primeira parte deste post, falamos sobre a origem da Páscoa, seus símbolos e sobre como entendemos a abordagem Montessori para celebrações religiosas e culturais como a Páscoa.  Se você ainda não leu, é só clicar aqui.

Entender a origem das tradições e o significado dos símbolos é fundamental para que cada família escolha sua forma particular de abordar a celebração da Páscoa com seus pequenos.

E assim,  é possível ter ovo de chocolate e coelhos na nossa Páscoa em família sem que precisemos fazer as crianças acreditarem que coelhos botam ovos de chocolate e os escondem no meio da noite.

Confira comigo algumas ideias para tornar a Páscoa dos pequenos ainda mais especial!

1. Contação de histórias e cesto dos tesouros:

As crianças amam ouvir histórias! Se temos imagens e objetos para ilustrar histórias, esse momentoé  ainda mais fascinante para eles!

Por aqui, tenho uma criança de 6 anos e outra de quase 3 anos. Então, tenho o desafio de buscar uma abordagem que interesse a ambas.

Sabemos que as crianças descobrem o mundo a partir dos sentidos.  Por isso , a primeira dica que trago por aqui é crie um Cesto dos Tesouros para contar histórias!

Nessa atividade , como os sentidos são despertados?

  • tato: textura, temperatura do material, forma e peso dos objetos.
  • visão: formas, brilho, cores e dimensões.
  • audição: sons da própria contação da história ou mesmo o silêncio enquanto manuseiam os objetod.
  • olfato: distintos odores.
  • paladar: sabores e texturas .

A partir de tudo o que você leu no post anterior, coloque no cesto elementos que te ajudem a contar a história e que despertarão o interesse dos pequenos.

Repito: Contar ou não a abordagem religiosa é opção de cada família e cada uma encontrará a sua forma ideal de contar a história.

Por aqui, como somos católicos, nosso cesto e a nossa história ficaram assim:

1- Bíblia da criança :

Começamos contando a História da Ressurreição de Cristo e mostrando as imagens da Bíblia das Crianças.

OBS: Você pode imprimir imagens da internet para contar a história.

Sim. Falar sobre a Páscoa com os filhos menores é um tremendo desafio. Existem muitos conceitos que ainda não estão bem elaborados na mente dos pequenos, como morte, Jesus, Deus e céu…

Por aqui, pela idade delas, buscamos simplificar, contando que Jesus era um homem muito amado e quando ele morreu, as pessoas ficaram muito tristes. Mas logo depois de morrer, Jesus ressucitou, nasceu novamente e foi VIVER para sempre lá no céu. E as pessoas ficaram muito felizes porque ele estava VIVO de novo no céu).

2- Vela:

Explique que nós representamos Jesus vivo no céu pela chama da vela e ascenda a vela.

Então, dependendo da idade da criança, diga que o céu é um lugar lindo e pergunte: como você acha que é o céu? Se precisar, use elementos lúdicos para explicar como é o céu.

Conte que todas as pessoas que amavam Jesus, ficaram felizes ao saber que ele estava VIVO no céu e passaram a comemorar o renascimento de Cristo com a festa da Páscoa. 

OBS: Não se preocupe se o seu filho não entender totalmente. A ideia aqui é dar referências que serão absorvidas aos poucos.  A família terá muitas outras oportunidades para desenvolver melhor esses conceitos conforme ele for crescendo.

3- A Primavera (Flores+borboleta e coelho):

Nessa época em que as pessoas começaram a comemorar a Páscoa, lá nesses países eles estavam saindo do Inverno e começando a Primavera.

A Páscoa acontecia junto com a chegada da primavera!

Então pergunte como é a Primavera (dependendo da idade da criança) ou diga : No inverno  é frio e os bichinhos se escondem nas suas tocas. Quando a primavera chega, vem o sol, as flores, e os bichinhos saem das Tocas.

OBS: Se possível, vá mostrando imagens enquanto conta. Por aqui, tínhamos imagens de flores, borboletas e coelhos que as crianças tinham pintado. 

Os coelhos eram os primeiros bichinhos a sair e mostravam que a primavera e a páscoa estavam chegando.

Por isso, o coelho também passou a ser um símbolo da festa de Páscoa.

4- O OVo:

Em muitos lugares, as pessoas pessoas usavam o ovo para representar a vida e o renascimento.

OBS:  Pergunte quem nasce do ovo e o entregue  para que a criança o segure.

E logo, para comemorar a Páscoa, as pessoas começaram a presentear uns aos outros com ovos de galinha pintados e bem coloridos.

5- O CHOCOLATE

Até que um dia, alguém teve a ideia de rechear o ovo com chocolate

Pergunte: você acha que as pessoas gostaram de ganhar um ovo de chocolate?

Pergunte: você gosta de chocolate? vamos experimentar?

Todos adoraram a novidade! Então a partir daí, as pessoas passaram a presentear uns aos outros com ovos de chocolate.

2. Pinturas dos símbolos da Páscoa:

Depois da história, convide as crianças para pintar os símbolos da Páscoa. Eles adoram!

3- Pintura dos ovos

E que tal aproveitar as cores dos alimentos para pintar os ovos com tinta natural? E o mais legal é que você pode usar o que  tem em casa!  Achei ideias incríveis na internet. Olhem que barato!

@goodhousekeeping

Para os tingimentos naturais, primeiro você deve esvaziar o ovo (com um furinho na extremidade). Depois, ferva 1 litro de água na panela com dois ou três copos do alimento da cor escolhida. Quando estiver em ebulição, acrescente os ovos por 12 minutos até que atinjam a cor desejada.

Dica para ficarem brilhantes: antes de cozinhar, esfregue os ovos com vinagre e passe um pouco de azeite assim que saírem da panela. 

Se quiser mais praticidade sem perder a diversão, tinta ou canetinha garantem bons momentos de alegria!

4- Cartões de linguagem – classificar animais ovíparos e vivíparos

Para garantir de uma vez por todas que as crianças entenderam que coelhos não colocam ovos, que tal uma brincadeira com os cartões de linguagem?

O que você vai precisar?

Material :

  • 2 ovos cozidos (marque um deles com “x”)
  • Cartões de linguagem com animais ovíparos (que põem ovos) e vivíparos (que não põem ovos).

OBS: Para essa atividade, traga apenas referências de animais que a criança já conheça.

Primeiro, você deverá apresentar a atividade e demonstrar de um lado os animais que nascem de ovos e, do outro, os que nascem da barriga da mamãe.

Diga os nomes um a um e selecione.

Depois, deixe que as crianças selecionem. Elas adoram!

OBS: Você também pode adaptar essa atividade com miniaturas de animais.

5- Caça aos ovos

Essa atividade dispensa apresentações, né? Por aqui, costumamos fazê-la na manhã de domingo, marcando o início da nossa celebração de Páscoa.

E assim, garantimos as brincadeiras e os ovos de chocolate, mas transmitindo a elas os nossos valores familiares e o sentido da Páscoa; memórias familiares afetivas para a vida inteira.

E você, gostou dessas ideias? Se tentar em casa, me conte! Vou adorar saber como como foi! 🙂

Deixe sua sugestão de novas brincadeiras e atividades aqui nos comentários!

Um grande beijo e Feliz Páscoa!

Com carinho,

Pri Guerreiro